terça-feira, 31 de maio de 2011

Congresso da UNE e da UCE

 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES DE
DELEGADO(S) E SUPLENTE(S) PARA O 35º Congresso da UCE e 52º CONGRESSO DA UNE
Chapecó, 31 de Maio de 2011.
A Comissão de (10) Responsável pela convocação, através de suas atribuições, faz tornar-se público o Edital de abertura para inscrição de chapa na Universidade da Fronteira Sul- UFFS (Campus Chapecó) para as eleições de delegados e suplentes ao 35º Congresso da UCE e ao 52º Congresso da UNE, que se realizará no dia 03 de Junho de 2011 na UFFS – Campus Chapecó.
De acordo com o regimento do Congresso, a UFFS campus sede em Chapecó tem direito a eleger (02) delegados e (02) suplentes para o CONUCE e (01) delegado e (01) suplente para o CONUNE, devendo ser eleitos através de votação direta.
Para fins de inscrição de chapa os interessados devem se inscrever junto aos estudantes: Alexsandra Aparecida Viana, Fone: 49-8408-8598, Email:  alehuana@hotmail.com, Josimar Pereira da Silva, Fone: 9132-0192; Email: negaaum.umnegao@hotmail.com, no Campus Bom Pastor, entregando-lhes um ofício de solicitação de inscrição de chapa, constando nome completo e comprovante de matricula do(s) delegado(s) e referido(s) suplente(s) até o dia 01 de Junho de 2011.
Nome: Alexsandra Aparecida Viana (Representante Comissão de (10), Josimar pereira da Silva (Representante do DCE, Assuntos Estudantis), abaixo assinados;




______________________                                      ___________________
Alexsandra Aparecida Viana.                                               Josimar Pereira da Silva.





O que é UNE?
A UNE (União Nacional dos Estudantes), foi fundada em 1937 e ao longo de seus 70 anos, marcou presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil. Desde a luta pelo fim da ditadura do Estado Novo, atravessando a luta do desenvolvimento nacional, a exemplo da campanha do Petróleo, os anos de chumbo do regime militar, as Diretas Já e o impeachment do presidente Collor. Da mesma forma, foi um dos principais focos de resistência às privatizações e ao neoliberalismo que marcou a Era FHC.
Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.

O que é UCE?
 UCE (União Catarinense dos Estudantes), oficialmente, teve seu início em 1949. O Movimento Estudantil em Santa Catarina sempre teve participação ativa em momentos importantes da história estadual e nacional.
MUITA ATENÇÃO!
No dia 05 de Junho acontecerá o credenciamento das ATAS dos delegados e suplentes, na sede da UCE. A Mesa de Credenciamento abrirá os trabalhos às 8h da manhã e todas as atas deverão ser apresentadas na UCE até as 10h da manhã. Somente as atas que chegarem até as 10h serão credenciadas durante o dia. Esta medida foi tomada para evitar que o credenciamento se prolongue madrugada à dentro. Desta forma, fique ligado, pois as atas que não estiverem na sede da entidade até as 10h da manhã do dia 05 de Junho, NÃO SERÃO CREDENCIADAS!
INFORMAÇÕES SOBRE O 35º CONUCE
Local: Jaraguá do Sul
Valor do credenciamento: R$30,00 para delegados, suplentes e observadores. Este valor cobre a alimentação dos dias 11 e 12. No dia 10, haverá apenas a recepção das bancadas que por acaso chegarem ao congresso, e receberão as devidas orientações sobre alojamento e a programação do 35º CONUCE.

Quem pode participar das entidades e eleições?
Todos os estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino superiores presenciais ou a distancia.
As eleições de delegados representantes da UFFS para o congresso da UCE e da UNE ocorrerão nas seguintes datas:
Inscrição de chapas: 01 de junho de 2011.
Campanha das chapas: 02 de Junho de 2011.
Eleição das chapas: 03 de Junho de2011.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Exposição no Campus Centro

A exposição Corpo como Arte, que esteve na UFFS Campus- Chapecó entre os dias 04 a 16 de maio, foi uma parceria do DCE com a Escola Zélia Scharf, com a intenção de divulgar alguns dos trabalhos que realizados  nas escolas. A exposição foi um trabalho produzido pelos professores Luciano Guralski e Idianes Busatta com os alunos de ensino médio, explorando as técnica aprendidas em sala.














sexta-feira, 20 de maio de 2011

I Seminário de Tecnologia e Gestão da Inovação



segunda-feira, 16 de maio de 2011

DCE apoia o EIV

 
O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma atividade que existe desde 1989, em vários estados do Brasil, tendo com o intuito fortalecer as lutas entre campo e cidade, auxiliando na construção de outro modelo de desenvolvimento para o espaço agrário brasileiro. Em Santa Catarina existe desde 2006, tendo sua 6ª edição ocorrido no início deste ano, no município de Catanduvas.
Hoje, com a continuidade do avanço de latifúndios no interior, o uso intensivo de agrotóxicos e transgênicos, a permanência do trabalho escravo, a opção por monoculturas como a de eucalipto, cana-de-aúcar, soja e milho, a criação de aves, suínos e bovinos a custo baixíssimo, apenas para suprir a demanda de grandes agroindústrias como a Sadia e a Perdigão, e ainda o alagamento de terras ribeirinhas para a construção de hidrelétricas, a agricultura familiar e camponesa vê-se em constante ameaça. Com isso, a possibilidade da manutenção de pequenas propriedades tem-se tornado cada vez mais inviável, obrigando grandes quantidades de agricultores e trabalhadores rurais a migrarem para os centros urbanos. Geralmente em busca de melhores condições de vida ou de sonhos enganosos propagados pelos grandes meios de comunicação.
Para reverter o quadro e fortalecer a agricultura camponesa e familiar, o EIV busca articular indivíduos engajados nas lutas da cidade (sejam elas por melhor moradia, transporte público, saneamento básico, condições de trabalho, educação, saúde, ou outras) às famílias que compõem movimentos sociais camponeses. Mais precisamente quatro deles: Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), todos vinculados à rede mundial de movimentos camponeses conhecida como Via Campesina.
 O estágio busca, então, apresentar a realidade camponesa a partir da experiência de famílias organizadas politicamente, estruturando-se em 20 dias, da seguinte forma:
- Preparação: na qual os estagiários, todos reunidos num mesmo local (geralmente um assentamento da reforma agrária), estudam as condições que levam não só o campo a organizar-se desta forma, mas as diversas formas de opressão vigentes na sociedade atual, além das alternativas existentes para superá-las – principalmente as presentes na história e no presente dos movimentos camponeses;
- Vivência: os estagiários são enviados separadamente para diversas regiões do estado de Santa Catarina, passando 10 dias na casa de uma família camponesa, conhecendo seu cotidiano a partir do trabalho nas lavouras e da convivência nos mais diversos espaços.
- Socialização: os estagiários retornam ao mesmo local da preparação, para compartilhar as experiências do momento anterior e discutir formas de fortalecer na cidade as ligações com as lutas do campo.O EIV-SC, no entanto, não ocorre apenas nos momentos de preparação, vivência e socialização apresentados. Estende-se por todo ano, pois o coletivo que o organiza engaja-se em diversas atividades, promovendo formações sobre questões relacionadas, oficinas, um programa de rádio mensal na rádio comunitária do Campeche, além de atividades de colaboração com a brigada Mitico, brigada urbana do MST atuante em Florianópolis. Busque informar-se sobre tais atividades,  acessando www.eiv.libertar.org ou escrevendo para eivemsc2011@yahoo.com.br

O seminário sobre o EIV ocorrerá no dia 20 de maio, as 8:30 e as 19:30 no Auditório do Campus Centro da UFFS.

sábado, 7 de maio de 2011

Comemoração à Abolição da Escravatura

O DCE juntamente com alguns professores e alunos da UFFS promove na próxima sexta-feira, 13 de maio, às 18:30 no saguão do campus centro, Roda de Samba e declamação de poemas referentes à Abolição da Escravatura. O evento será gratuito e todos estão convidados a participar!

Logomarca da UFFS

Carta enviada essa semana ao Diretor do Campus Centro, Prof. Antonio de Campos

Seminário Regional de Agroecologia





Os Grupos de Trabalho em Agroecologia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e da UNOCHAPECÓ, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do “Seminário Regional de Agroecologia: Educação, Pesquisa e Extensão” a realizar-se no dia 13 de Maio de 2011, das 08:30 horas as 17:30h no Auditório do Sindicato dos Bancários - Rua Porto Alegre,619 - Centro/Chapecó.
O evento tem como objetivo estabelecer um diálogo para debater as potencialidades e avanços da agroecologia no âmbito das universidades e reforçar as redes de cooperação de pesquisa, ensino e extensão entre as instituições de ensino de nível superior, empresas de pesquisa públicas e organizações não governamentais.
No evento estarão presentes professores, estudantes, extensionistas, pesquisadores, dirigentes de entidades e agricultores da região.