sexta-feira, 18 de março de 2011

DCE PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE AUMENTO DO PASSE URBANO

Representantes do DCE estiveram presentes em reunião com lideranças de diversas instituições de Chapecó afim de discutir sobre o aumento de passe urbano e demais questões que envolvem e transporte público de Chapecó.
O resultado do debate, foi a formulação de uma carta que foi encaminhada à Prefeitura Municipal de Chapecó e aos donos das empresas de transporte (Tiquin e Auto-Viação). Abaixo o conteúdo da carta:

Fórum em Defesa do Transporte Público
Por um transporte verdadeiramente público, com transparência e qualidade!


Transporte público é sinônimo de qualidade de vida de desenvolvimento de nosso município. Uma rotina pra milhares de usuários é a superlotação de linhas, falta de abrigos, falta de integração, falta de cobradores, enfim um verdadeiro caos. É ordem do dia mudar a lógica do transporte em nosso Município.
O que propomos é um debate profundo sobre transporte publico e mobilidade urbana. Onde o trabalhador/estudante, sociedade em geral, participe das discussões e tome as decisões em seu próprio nome. Transparência nas planilhas de custo, levando em conta a planilha de custo não só da empresa, mas SIM do usuário do transporte.
Nova Licitação das empresas que operam o serviço em nosso município. Os donos da Concessão não fazem nenhum favor a nós. As empresas devem se adequar a realidade da população, e não o contrário. Qual o temor de abrir concorrência pública? Existe algo que a sociedade não sabe? Qual o medo?
Nós, membros de diversos movimentos e entidades que representam a pluralidade de nossa sociedade, abaixo assinados, viemos a público repudiar a forma como tem sido conduzido o transporte público no município de Chapecó. Por ser uma concessão pública, o transporte é de propriedade da sociedade chapecoense! Não da prefeitura e muito menos das empresas que exploram este serviço em Chapecó.
Por isso exigimos:

1. Não ao aumento da Tarifa;
Considerando que o atual valor pago já onera demais os estudantes e trabalhadores.
2. Não a demissão de cobradores e auxiliar de bordo, remuneração digna (motoristas e cobradores) e fim da perseguição da categoria;
Considerando a agilidade e qualidade do serviço prestado.
3. Não ao limite de passes de estudante;
Por compreender que a vida estudantil não se resume apenas ao horário das aulas.
4. Integração das linhas totais e irrestritas;
Nos moldes do início da integração.
5. Condições de acessibilidade;
6. Criação do Fundo Municipal do Transporte;
Para arrecadar recursos e baratear a tarifa
7. Criação do Conselho Municipal de transporte e mobilidade urbana;
Para a sociedade participar de todas as decisões do transporte.
8. Fim da superlotação dos Ônibus;
Criando mais itinerários nos horários de pico.
9. Abrigos em TODOS os pontos de ônibus;
Qualidade do serviço prestado.
10. Abertura de Licitação para novas empresas, respeitando o parecer da procuradoria.
Exigindo mais qualidade e menor preço. Princípio da administração pública, o que for melhor e mais útil a população.

Sitradom-SitraCarnes-UNICHAP-MST-MMC-SITESPM/CHR-DCE UFFS- DCE UNOESC- Movimento Estudandil Secundarista- Mh2c – SITRACOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário