Resumo sobre a reuniao com assuntos estudantis e representantes do DCE, CA's e líderes de turma realizada no dia 14 de junho no Auditório do Campus Centro:
Foi feita uma menção a todos os programas de bolsa oferecidos hoje pela universidade (auxilio, grupos de estudos,iniciação....). Foram também discutidos problemas enfrentados no processo de seleção: falta de documentos, prazo de entrega, falta de entrevista com alunos, a questão de não poder haver reprovação no histórico escolar...
Foi proposto: uma entrevista com o aluno e a conferencia no ato da entrega dos papeis, para que o aluno possa ainda entregar algum documento que falta e nao seja prejudicado por falta de documentos, a reavaliação sobre a questão das reprovaçõe e a criação de uma bolsa destinada aos alunos dos cursos integrais.
Também foi exposta pela assistente social o projeto de uma bolsa permanente para que a qualquer época do semestre o aluno que sentir necessidade possa ter meios de pedir uma bolsa. Os assuntos estudantis pediram apoio dos alunos para a criação do edital. Os alunos ficaram de conversar em sala e levar as sugestões na proxima reunião. Fora feito um pedido para que o edital seja lançado antes mesmo das aulas do segundo semestre letivo começarem para que se agilize o processo.
Um dos debates abordados foi a assistencia estudantil aos calouros que chegarao no meio do ano. Foi sugerido pelos discentes a criação de um auxilio imediato aos alunos que chegarem em agosto. Também foi mencionado a questao da moradia aos estudantes. Alguns alunos sugeriram procurar parcerias com os alojamentos dos movimentos socias de Chapecó (MST, MMC) e a parceria entre a UFFS e as imobiliárias para que diminua o processo burocrático de locação. As assistentes sociais ficaram de ver e dar retorno na próxima reuniao sobre isso.
Foi combinado com o DCE e os alunos de ser feito um banco de dados dos proprios alunos que procuram e/ou oferecem vagas em suas casas. O DCE comprometeu-se em divulgar esses dados no seu blog e os alunos comprometeram-se em levarem a informação às turmas.
Outro ponto discutido foi o transporte público. Foi feito um pedido (pelos alunos) para que a secretaria de assuntos estudantis entre em contato com a empresa que oferece o transporte no trajeto centro-seminário para que se ofereça mais horários. As assistentes sociais ficarem de dar retorno sobre isso também na próxima reuniao.
Fora feito o pedido de uma fiscalização na cantina do Campus Seminário por parte da Universidade e para que na próxima reunião esteja presente o responsável pelas licitações para obtermos informações a respeito (copiadora, cantina...). Também foi pedido retorno da Secretaria de Obras quanto aos projetos do RU (restaurante universitário) e a Casa do Estudante.
Fora marcada então a próxima reunião para o dia 29 de junho às 18:30 no Auditório do Campus Centro. Importante a presença de todos que estiveram na reunião de ontem e demais cursos que não enviaram seus representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário